quarta-feira, 30 de junho de 2010

Texto de Pedro Bandeira - O nome da gente

O nome da gente

Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto
do meu nome,
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com o nome
que é só meu!
O nenê
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho,
vai chamar
como o vovô,
mas ninguém
vai perguntar
o que pensa
o coitadinho.
-Foi meu pai que decidiu
que o meu nome fosse aquele
isso só seria justo
se eu escolhesse
o nome dele.
Quando eu tiver um filho,
não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que procure um!

(Pedro Bandeira)

5º Encontro - A rotina na Educação Infantil







O 5º encontro da Formação Continuada foi marcado pela dinâmica que a mediadora Francislene apresentou para trabalhar os momentos da ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.








Cada grupo de professoras pode utilizar a criatividade e experiência para demonstrar situações da rotina na sala de aula e ao mesmo tempo ampliar o repertório de conhecimento sobre a temática, abordada de forma clara e consistente pela mediadora.






















quinta-feira, 24 de junho de 2010

2º Encontro- Concepção de criança, o educar, o cuidar e o brincar









Durante o 2º encontro as professoras apresentaram de forma criativa a concepção de criança, do educar, do cuidar e do brincar. Dessa forma, foi possível identificar os vários talentos das professoras de Educação Infantil do nosso município.



3º ENCONTRO - Avaliação na Educação Infantil





O 3º encontro foi presenteado pela presença da Pedagoga Francislene Gonçalves Martins de Souza que discutiu o tema Avaliação na Educação Infantil e contribuiu de forma muito significativa, pois apresentou a temática de forma muito dinâmica.


4 º encontro - O perfil do professor de Educação Infantil

















No 4º encontro discutimos a temática O PERFIL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. O encontro começou uma dinâmica em grupo " PROPAGANDA DO PERFIL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL". Posteriormente houve a apresentação de slides e de um vídeo com imagens bem interessantes.













































































































































































terça-feira, 22 de junho de 2010

Frase do diário reflexivo


“A criança é por natureza um ser do encantamento, um ser que experimenta a leveza, e que não retém a dor.”
Cris Griscon



Mensagem Carta de uma criança

CARTA DE UMA CRIANÇA
“Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos,
Por favor, não diga que estou apenas brincando,
Porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.
Quando estou me fantasiando, arrumando a mesa e cuidando das bonecas.
Por favor, não me deixe ouvir você dizer ele está apenas brincando.
Porque enquanto eu brinco, eu aprendo. Eu posso ser mãe ou pai algum dia.
Quando estou pintando até os cotovelos, ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila,
Por favor, não diga que estou apenas brincando,
Porque enquanto eu brinco, eu aprendo. Estou expressando e criando
Eu posso ser artista ou inventor algum dia.
Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola,
Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras.
Porque enquanto brinco, estou aprendendo. Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.
Eu posso estar numa empresa algum dia.
Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos.
Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.
Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças. Eu posso ser um chefe algum dia.
Quando você me vê aprendendo a pular, a saltar, correr e movimentar meu corpo.
Por favor, não diga que estou apenas brincando.
Eu estou aprendendo como meu corpo funciona. Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.
Quando você me pergunta o que eu fiz na escola hoje.
E eu digo: eu brinquei.
Por favor, não me entenda mal.
Porque enquanto eu brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou me preparando para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.”

Mensagem Afinal, o que é ser professor?

Afinal, o que é ser professor?
Alessandra Regina Braga Veloso
Pedagoga, atuando como professora de
educação infantil no Distrito Federal

Para ser professor, fizeram-me acreditar que precisaria de muito pouco, talvez quase nada.
Ser alguém esperto, ter imaginação, usar da criatividade, ler alguns livros, responder o que for preciso, saber utilizar a palavra, ouvir quando necessário, calar em momentos determinados, cantar só quando for convidado, não sorrir de coisas bobas, chamar a atenção para manter a disciplina, cumprir o conteúdo, planejar o trivial.
Com o passar do tempo, descobri que fui enganado pelo didático.
Na caminhada da profissão, tudo o que pensei ter aprendido não passou de ilusão.
Lidar com gente não é fácil não.
Além de teorias e métodos revolucionários, é preciso mais do que saber. Ensinar não é passar instrução para a criança aprender.
Professor tem que ser ator, cantor, mágico, palhaço, artista, malabarista, um pouco de mãe e às vezes ter jeito pai.
Tem que expor emoção, pôr sentimento no que faz, mexer com o coração, ter paciência e compreensão.
Pois ser professor, na verdade, é ser gente que constrói não só personalidade.
Contribui na formação do caráter, guia nos caminhos da aprendizagem, auxilia na formação do cidadão.
Ser professor é mais que uma profissão.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Formação continuada 2010.

















Estudo em grupo



O primeiro encontro do curso de Formação Continuada para os profissionais da Educação Infantil aconteceu no dia 1º de junho no auditório da Escola Municipal Alcyvando I. A abertura do encontro contou com a participação da Coordenadora de Ensino e Ação Pedagógica Emicrar Carla Macedo da Silva e da Chefe do Setor de Desenvolvimento da Educação Infantil Maria Eurides de Sousa.
Na oportunidade, as mediadoras Manuela Lima Oliveira e Maria Augusta da Silva Serpa discutiram junto com as cursistas os aspectos históricos e legais da Educação Infantil no Brasil.


Professoras participantes do curso. Coordenadora de Ensino e
Ação Pedagógica













Dinâmica do barbante (representação da infância)












































































































Encontro com coordenadores 2010


1º Encontro com os coordenadores da Educação

Infantil - 20 de abril de 2010.




No dia 20 de abril, aconteceu na Escola Municipal de Informática o 1º Encontro com coordenadores da Educação Infantil.O encontro foi promovido pelas técnicas do Setor de Desenvolvimento da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Setor de Formação e Apoio Pedagógico. O encontro contou com a presença de 30 coordenadores das instituições de Educação Infantil da rede municipal de ensino.O evento teve como objetivo apresentar algumas diretrizes para o trabalho pedagógico no decorrer do ano letivo.Na oportunidade, foram discutidas questões referentes ao calendário escolar, relatórios de avaliação, rotinas e objetivos da Educação Infantil.Informamos ainda, que a continuidade do trabalho acontecerá através de atendimentos individuais para os coordenadores agendados previamente.